terça-feira, 26 de maio de 2009

Esterilização obrigatória?

Vão a este blogue para ficarem mais bem informados e participarem na discussão. A Iô começou por adoptar o selo mas já o retirou. Por quê? Porque tem algumas dúvidas relativamente à obrigatoriedade.

Haverá algum criador interessado em criar rafeiros? Há tantos cães ditos rafeiro tão inteligentes, giros, fofinhos e tudo mais que nem os de raça... Por que raio havemos de os condenar à extinção? Limpeza em 10 anos, é isso? Choca-nos.

Estando a criação de cães limitada aos criadores, só quem tem dinheiro poderá ter o prazer e a honra de ter um animal de estimação? Ui. Eu sei que fui comprada numa loja, mas na altura os meus donos tiveram essa possibilidade.

Sei também que lhes fico carota. Ração, desparasitantes, ossos e outras brincadeiras, prevenção para a doença do coração, entre outras, são as despesas que eles têm comigo em parte porque a minha raça é susceptível a determinadas doenças...

Ora, não estou a ver, por exemplo, uma pessoa idosa, que mal tem dinheiro para os próprios medicamentos, a fazer despesas desse calibre para ter um animal de companhia que a ajude a suportar a solidão. A mãe da Iô tem um cão com mais de 14 anos, rafeiro, lindo, inteligente e afectuoso, que nunca viveu de grandes mordomias que nem eu...

Obrigar à esterilização pode também significar abandono, pois a esterilização é cara; não é uma operação comparticipada pelo Estado, certo?

Concordamos com a esterilização, mas temos dúvidas quanto à obrigatoriedade...

2 comentários:

Inca disse...

pois eu também, a Naomi esta esterilizada, não concordo nada com a obrigatoriedade. è importante educar e responsabilizar, não me parece que a solução seja obrigar. beijinhos para as duas.

Dona Mãe Babada disse...

Podes crer Briosa!
Cá em casa somos a favor da esterilzação mas por uma questão de sensibilização (evitar ninhadas indesejadas, cio, problemas de saúde no futuro) e não de obrigatoriedade. A Emma está esterilizada, por isso não castrámos o Sushi. Se a isso fossemos obrigados, era uma operação caríssima!!! Já a da Emma foi 250 euros e penso que a do Sushi também seria muito cara, porque a anestesia é proporcional ao peso.
Na altura em que ele passou de inquilino temporário a definitivo uma das coisas que tivemos de ter em conta foi que a despesa em ração, veterinário, etc ia duplicar. Com esforço (e amor) lá conseguimos, mas e todas as outras pessoas que não podem mesmo?
Já para não falar nos rafeiros que deixariam de existir... eles também merecem viver e ser amados!!!