
Haverá algum criador interessado em criar rafeiros? Há tantos cães ditos rafeiro tão inteligentes, giros, fofinhos e tudo mais que nem os de raça... Por que raio havemos de os condenar à extinção? Limpeza em 10 anos, é isso? Choca-nos.
Estando a criação de cães limitada aos criadores, só quem tem dinheiro poderá ter o prazer e a honra de ter um animal de estimação? Ui. Eu sei que fui comprada numa loja, mas na altura os meus donos tiveram essa possibilidade.
Sei também que lhes fico carota. Ração, desparasitantes, ossos e outras brincadeiras, prevenção para a doença do coração, entre outras, são as despesas que eles têm comigo em parte porque a minha raça é susceptível a determinadas doenças...
Ora, não estou a ver, por exemplo, uma pessoa idosa, que mal tem dinheiro para os próprios medicamentos, a fazer despesas desse calibre para ter um animal de companhia que a ajude a suportar a solidão. A mãe da Iô tem um cão com mais de 14 anos, rafeiro, lindo, inteligente e afectuoso, que nunca viveu de grandes mordomias que nem eu...
Obrigar à esterilização pode também significar abandono, pois a esterilização é cara; não é uma operação comparticipada pelo Estado, certo?
Concordamos com a esterilização, mas temos dúvidas quanto à obrigatoriedade...